A1000 Componentes para Calçados

A diferença é o estilo

2012…. transforando…. 2013

Muito tem se falado sobre as boas perspectivas para o varejo no Brasil. O mundo todo anda de olho em nós e na nossa capacidade de consumo. Marcas luxosas como Prada, Miu Miu, Lanvin e outras gigantes do fast fashion estão lucrando com suas filiais aqui e atraindo ainda mais a atenção de outras marcas e redes.

Será que apenas os estrangeiros estão lucrando com nosso mercado ? Pois para quem está aqui nos bastidores da indústria vivemos um 2012 difícil e de queda na produção. Será que não estamos preparados? Ou estamos no caminho errado ? Afinal, se o varejo anda bom .. a indústria deveria acompanhar…

Na realidade, vemos que as coisas não são bem o que anunciam por aí nos jornais e revistas. Pode ser que para alguns segmentos da economia ainda exista impulso para o crescimento, mas outros segmentos estão enfraquecidos e o calçado é um deles. Nessa cegueira, ninguém mais se pergunta: isso está na moda? A pergunta é: será que isso vende?

As incertezas continuam pairando no ar… as feiras já não dão o mesmo retorno que antes, a concorrência é crescente  e mais do que nunca é preciso pensar em mudar de estratégia. Não dá mais pra produzir da mesma maneira que antes e muito menos comercializar como no passado.  Mas para isso é preciso pensar: que publico eu quero atingir? quem usa o meu sapato? para qual região do pais eu quero vender? são questionamentos básicos para iniciar um planejamento industrial e comercial para o ano de 2013.

Nosso território é tão grande que está se tornando cada vez mais difícil criar um produto que atenda a todas as regiões. Foco, direcionamento… para criar, para produzir e para comercializar. Será que está faltando isso?

E não se pode esquecer que o consumidor tem mudado seus hábitos, tem comprado mais pela internet, tem usado mais o cartão de crédito. Fontes de informação, estudos e análises de cenários e mercados não nos falta. Está tudo aí na internet.  É só abrir a mente, pra aceitar o novo e se transformar ou reestruturar ou.. simplesmente.. nascer de novo.

Esse é o nosso desejo para 2013:  mentes abertas !!!

Feliz 2013 para todos nós!!!!

 

Categoria: Diversos

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*